:: NOTÍCIAS ::
28/05/2010
Classe contábil é homenageada no Senado

O presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, participou na tarde de hoje, 27, de sessão solene em comemoração ao Dia do Contabilista, comemorado oficialmente no dia 25 de abril. A homenagem foi realizada no Plenário do Senado Federal e contou com a presença de vários senadores e representantes do setor contábil de todo o País, destacando o Presidente da Federacon/RS, Contador Sérgio Gilberto Dienstmann.

A homenagem foi uma iniciativa do senador João Vicente Claudino (PTB - PI), que destacou a importância da classe para toda a sociedade. O senador Mão Santa (PSC-PI) presidiu a sessão e relembrou que foi o ex-senador João Lyra o autor da ideia, em 1926, de comemorar o Dia do Contabilista em 25 de abril. Hoje João Lyra é o patrono da classe contábil.

O senador disse que o contabilista, quando traduz em números os bens, as receitas e as despesas das empresas, possibilita a oportunidade de tomada de medidas eficientes e decisões acertadas. “A atividade dos contabilistas é especialmente importante para garantir a lisura de transações que, muitas vezes, chegam a envolver milhões de reais em verbas públicas ou particulares. Os profissionais da classe contábil, que normalmente executam seu trabalho de forma discreta e reservada, ganham visibilidade nessas situações. Uma análise contábil criteriosa pode detectar irregularidades e fraudes e, assim, significar uma economia substancial para empresas privadas e para a administração pública”, disse.

Em seu discurso, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, Juarez Domingues Carneiro, observa que a Contabilidade brasileira está em grande evidência,  nacional e internacionalmente e, ao longo da última década. “Hoje, os contabilistas são considerados gestores de informação, capazes de contribuir com  decisões estratégicas para as empresas.  Esta homenagem comprova a importância da categoria atualmente composta por 417 mil profissionais e mais de 73 mil organizações contábeis,  que dão assistência a milhões de  empresas atuantes no País, além de serem um elo fundamental na relação entre fisco e contribuinte", destaca.

Para o presidente da Fenacon destaca o momento ímpar que a classe contábil vive. “Isso se deve ao trabalho desenvolvido pelas entidades que representam o setor, bem como ao grande reconhecimento por parte da sociedade. Foi muito importante sermos homenageados no Senado Federal, pois isso mostra a fase atual pela qual estamos passando”, analisa.

 

Voltar
 
FEDERACON/RS - Federação dos Contabilistas do Estado do Rio Grande do Sul
Endereço: Rua Vigário José Inácio, 371 conj. 518 - Centro - Porto Alegre - RS
Telefone: (51) 3226-9002   |   E-mail: federacon@federacon.org.br
© Copyright 2010 Federacon    |   Todos os direitos reservados    |    Créditos: Konsultnet
Principal Fale Conosco Federacon/RS - Página Principal